Gratinado de bacalhau com batatas

Last Updated on 9 de fevereiro de 2024 by Carla

Gratinado de bacalhau com batatas é receita tradicional da Pascoa, mas também pode ser feita nos dias normais, um prato de peixe cai sempre bem, em qualquer ocasião. Eu sou portuguesa, e na nossa mesa não pode faltar um bacalhau principalmente uma vez por semana.

Sugestões e mais sugestões, encontramos na internet, mas eu hoje vou partilhar com vocês uma das minhas receitas que faço aqui em casa, nunca pode faltar na mesa, principalmente na semana santa.

GRATINADO DE BACALHAU COM NATAS

Ingredientes:

  • Bacalhau : 500 gramas
  • Batatas: 6 unidades grandes
  • Creme de leite: 1 dose
  • Leite: 2 xícaras
  • Cebola : 1 pequena
  • Queijo ralado: 100 gramas
  • Manteiga: 2 colheres de sopa
  • Pimenta e sal a gosto

Preparação:

Em primeiro lugar, é necessário demolhar o bacalhau durante um dia e uma noite mudando a água três vezes, devido ao excesso de sal. Em seguida, eu vou cozer o bacalhau, e deixar arrefecer, desfio e retiro a pele e espinhas.

Entretanto enquanto isso, eu coloco as batatas a cozer em rodelas, e a dou uma pré-cozedura nas cebolas cortadas em laminas, em meia caçarola de azeite. Depois de tudo cozido, vou preparar a travessa onde vou servir o meu bacalhau, melhor um pirex de vidro que vá ao forno.

Então primeiro eu coloco a cebola em camada no fundo da travessa, segunda camada de batatas, terceira de bacalhau e vou alternando até que a última termine em batatas. Num tacho ao lume, prepare o creme juntando dois tipos de leite e temperando com sal e pimenta.

Deixo cozer, mexendo entre dois a quatro minutos até que transforme em um creme. Depois de pronto eu coloco sobre a última camada de bacalhau, e polvilho com o queijo ralado e levo ao forno pré-aquecido para gratinar.

Dica: Pode acompanhar esse prato com legumes, brócolos, ou feijão verde, cozido e regado com azeite e umas azeitonas a finalizar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *